quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cores

A sua cor preferida é fria ou quente? Não sabe?
Então pense em coisas que tenham sua cor favorita. Agora responda: essas coisas são frias ou são quentes? Assim fica fácil descobrir... Veja só: uma brasa quando está queimando é bem vermelha. Conforme vai perdendo o calor, fica laranja, depois amarela, até apagar. Então: Vermelho, laranja e amarelo são cores quentes.

Agora imagine que você está nadando nas águas azuis de uma cachoeira no meio do verde da floresta. Se não fizer sol, você vai tremer de frio. Então: Azul e verde são cores frias.

Conhecendo essa diferença, os pintores conseguem transmitir sensações de calor e de frio aos seus quadros. Um dia de verão, com muito sol, tem sempre bastante tinta laranja e amarela. Já uma cidade no inverno ganha mais tons de azul e de verde.

Quantas cores existem? Já parou para contar? Impossível dizer... tem tantas diferentes por aí que a gente nem sabe o nome de todas. O mais curioso é que todas as cores do mundo são feitas com a mistura de apenas três: vermelho, amarelo e azul – as chamadas cores primárias. Não acredita? Então, experimente misturar: Vermelho com amarelo dá... laranja. Azul com vermelho dá... roxo. Amarelo com azul dá... verde.

Misturando as três cores primárias a gente descobre mais três, as cores secundárias. E se a gente continuar combinando umas com as outras vai encontrar cada vez mais cores diferentes.

* Cores primárias: vermelho amarelo e azul: São as cores mais puras que existem. Com a mistura delas, a gente pode criar qualquer cor. Toda pintura que você faz, sempre tem alguma das cores primárias (nem que sejam misturadas).
* Cores secundárias: verde, roxo e laranja. São formadas pela mistura de duas cores primárias. O verde vem da mistura de azul com amarelo. O roxo, de vermelho com azul. E o laranja, de amarelo com vermelho.

3 comentários:

  1. Bem só gostoria de ver desenhos
    "Preto no branco" pois são principalmente os que gosto timidamente de desenhar.
    Figuras de homens e mulheres já velhinhos com olhar que transmitam sensações enfim beijos!

    ResponderExcluir
  2. há um desenho assim em: http://picasaweb.google.com.br/jucielly.v/PinturasEDesenhos#5204461999909181010

    Confira! Bjs, Ju

    ResponderExcluir
  3. Jucielly :Espera,Sonhadora, Africana,Jangada,Capela...Não posso dizer que foram só essas na verdade todas, mas principalmente as figuras humanas os olhares gestos!
    Minha predileta Espera "preto e branco" uma das razões, olhar perdido...não sei me trasmite várias sensações enfim beijos

    ResponderExcluir