quinta-feira, 8 de julho de 2010

Técnicas de lápis de cor

Sombreado

Utilizando o lápis lateralmente e com a ponta bem afiada podemos conseguir o efeito de sombreado, que produz não só maiores áreas de cobrimento mas também o efeito de sombra com maior intensidade da cor num extremo e menor no extremo oposto.


Tracejado

Refere-se as linhas realizadas de forma rápida, regular com diferentes espaçamentos.Esta técnica é a principalmente utilizada para a técnica mista de pastel seco, cuidando de fazer pouca pressão com o lápis e unindo mais as linhas entre si.


Tracejado cruzado


Trata-se de linhas tracejadas sobrepostas em diferentes direções.
Pode-se utilizar uma cor o várias cores para criar efeitos de textura.


Tracejado circular

Através da sobreposição de pequenos círculos rapidamente desenhados, obtemos este efeito. Pode ser utilizada uma cor ou varias produzindo ricos efeitos de textura.


Marcas direcionadas

Traços curtos seguindo uma direcção específica, contornos curvos de forma a imitar madeixas de cabelo ou relvado. Mediante a utilização de duas cores densamente sobrepostas podem ser realizados efeitos fantásticos de sombras e ricas texturas.


Marcas de incisão

Da mesma forma que se realiza com o lápis Grafite, podemos conseguir este efeito com o lápis a cor, sobrepondo duas cores e depois fazendo ligeiras incisões para deixar a vista a cor inferior. Ou fazendo incisões no papel antes da aplicação com o lápis a cor de forma a ficarem linhas á mostra da cor da superfície do papel.


Brunidura


São camadas de cores sobrepostas aplicadas densamente e com pressão a fim de encher a textura do papel e produzir uma superfície de aspecto sedoso.A imagem mostra o efeito de brunidura e o efeito de sobreposição de camadas tradicional, para perceber melhor a diferença entre as duas técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário